11/06 - 08:00 am

Nossas Estrelas: Wagner de Almeida Sampaio

 

Nossa estrela deste mês é o professor da Academia há 3 anos, Wagner de Almeida Sampaio, 31 anos, graduado em Educação Física e Esportes (Bacharel) pela FEFIS – Faculdade de Educação Física de Santos, pós graduado em Musculação e Condicionamento Físico pela Universidade Gama Filho e pós graduado em Medicina do Esporte da Atividade Física pela Universidade Gama Filho.

Formado há 10 anos, Wagner sempre gostou muito de esportes e a atividade física sempre foi parte do seu cotidiano, ele acredita que a prática de esportes é capaz de mudar a vida das pessoas, física e psicologicamente. Dentre as experiências que ele já vivenciou no ATC, a mais marcante foi o recente caso com o Diretor de Patrimônio, Ricardo Queiroz, que através de um olhar atencioso e de conversas diárias durante os treinos, o profissional o orientou a consultar um neurologista para investigar a causa das dores frequentes enfrentadas pelo aluno. Esta orientação foi fundamental para um diagnóstico que praticamente salvou a vida de Ricardo, que estava com uma hérnia prestes a atingir a medula. “Soube o que aconteceu algum tempo depois, através da filha do Ricardo, foi muito chato pela parte da cirurgia, mas por outro lado trouxe qualidade de vida a ele, isso pra mim foi bastante significativo, ver que a gente pode ajudar as pessoas através do nosso trabalho” – relata.

A identificação da necessidade do aluno de procurar um neurologista, veio através de um trabalho de acompanhamento realizado na Academia, um trabalho diário e com muita dedicação, Wagner destaca que apesar dele ter pego o caso e a orientação ao aluno ser individual, nada disso seria possível sem a equipe de profissionais da Academia e do suporte dado pelo coordenador, Paulo Oliveira. “No ATC nós temos a liberdade de trabalhar e prescrever treinos aos alunos de acordo com este trabalho de acompanhamento existe uma relação de confiança profissional que o possibilita treinar seu aluno da melhor maneira possível” – diz.

Além de seu trabalho na Academia, ele atualmente cobre licença na aula de Pilates Solo, onde tem obtido ótimos resultados. A formação em uma escola contemporânea canadense possibilitou que o professor aplicasse uma nova técnica, que tem agradado muitas alunas.

O profissional destaca a importância de praticar alguma atividade física na recuperação de lesões, principalmente na prevenção. Problemas na coluna são comuns dentre a população e a reabilitação é um trabalho feito inicialmente com um fisioterapeuta, mas a orientação de um educador físico entra na parte de fortalecimento muscular, o que evita novas lesões e ajuda na recuperação de antigas. No Coquetel de inauguração do Boulevard, Wagner foi homenageado por sua dedicação, apoio e atenção aos alunos, onde recebeu uma placa de agradecimento das mãos de Ricardo, que se emocionou ao relatar o caso.

*Reportagem publicada em outubro/2019.

Esportes: Mais informações no Depto. Geral de Esportes  ou pelo telefone 2188-2687.

Social: Mais informações no Depto. Social  ou pelo telefone 2188-2659.